SEGUNDO DIA DE PRESIDÊNCIA ABERTA DO BLOCO DEMOCRÁTICO NO BIÉ
NOTA DE IMPRENSA: SEGUNDO DIA DE PRESIDÊNCIA ABERTA DO BLOCO DEMOCRÁTICO NO BIÉ
A delegação do Bloco Democrático com Justino Pinto de Andrade à cabeça e que integra para além do Secretário Geral, o Secretário de Organização e o Secretário da Juventude prestou ontem, 24, homenagem aos mártires da guerra do Kuito.
A Delegação que era acompanhada pelo Secretário Provincial do Bié, vários secretários municipais e comunais e por delegações da Juventude e das Mulheres, prostrou-se perante o monumento, depositou uma coroa e vários ramos de flores, evocou o momento, visitou algumas campas bem como o museu anexo e assinou o livro de condolências.
O Presidente do Bloco Democrático realçou “Neste livro deixo gravado o meu profundo respeito por todos quantos encontraram aqui a sua última morada em resultado de uma guerra fratricida que poderia ser evitada se o amor e o respeito pela diferença tivessem prevalecido sobre o ódio e a intolerância. Faço-o em meu nome pessoal e do Bloco Democrático”.
Antes dos membros do BD abandonarem o cemitério o Presidente do BD fez uma reflexão sobre o momento que vivenciávamos afirmando que nossa responsabilidade política é impedir que jamais aconteça a desgraça ali constatada.
O cortejo seguiu para o Mercado Municipal onde a Delegação cumprimentou e ouviu os vendedores. Desde as exíguas rentabilidades que não permitem a frequência de filhos na escola, nem resolver os problemas de saúde, até as dificuldades de obterem crédito para desenvolvimento dos seus negócios foram questões colocadas ao BD. O Bloco tomou devida nota para direccionar aprofundar os alvos da sua acção política em defesa da melhoria da situação dos cidadãos.
Seguiu-se o encontro com cerca de 100 membros do Partido. Depois de ontem a Delegação reunir com os dirigentes locais foi a oportunidade de ouvir os membros sobre seu ingresso no Bloco, suas expectativas e seus trabalhos.
É importante anotar o enorme potencial de mobilização política que existe em contraste com as sérias dificuldades materiais. O Partido sente que pode ir mais longe. Os membros mostraram ampla disponibilidade de manter a luta em torno dos princípios do Bloco.
O Presidente e o Secretário Geral do BD, bem como o Secretário Provincial do Huambo também tomaram a palavra.
O dia culminou com a cimeira regional entre a Direcção Central e os Secretariados Provinciais do Bié, Huambo e Kuando Kubango, em que se registaram trocas de experiências e se tiraram ensinamentos peculiares sobre a militância no Bié.
A Direcção do Bloco tomou conhecimento da carta de agradecimento da Direcção Central do Hospital do Bié pela visita efectuada, bem como da acção de doação de sangue. O Presidente dos Democratas realçou a acção humanitária de solidariedade dos membros do Bloco e estimulou a Juventude do Partido a, periodicamente, contribuírem, dessa forma, para salvar vidas de nossos concidadãos.
Hoje, 25, a delegação trabalhará em Benguela e no Kwanza Sul. Contactos com a imprensa, com os membros e com a sociedade civil bem como conferência sobre o dia de África animarão os trabalhos.
Liberdade, Modernidade, Cidadania
Luanda, 25 de Maio de 2014
Secretariado Nacional de Informação e Comunicação
Adão Ramos
www.bdluanda.blogspot.com
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment